Há alguns anos, o futebol amapaense enfrenta uma crise de desempenho que está refletindo diretamente na posição da Federação Amapaense de Futebol (FAF) no ranking nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atualmente, a entidade do Amapá ocupa o último lugar entre as federações estaduais de todo o país.
Campanhas modestas e eliminações precoces de clubes amapaenses em competições nacionais são os principais fatores que puxam a FAF para a lanterna do ranking. Além disso, a posição da federação local expõe um cenário futebolístico com fragilidades estruturais e técnicas, que prejudicam o desenvolvimento esportivo no estado.
Participações recentes na Copa do Brasil
Em 2023, o Trem Desportivo Clube representou o Amapá na Copa do Brasil, enfrentou o Vasco da Gama na primeira fase. No jogo realizado em Brasília, a Locomotiva foi goleada por 4 a 0, encerrando a participação na competição nacional de forma precoce. O resultado evidenciou a disparidade técnica entre os clubes amapaenses e equipes de estados com maior investimento no futebol.
Foto: Félix Alencar
Já em 2024, o estado contou com dois representantes na Copa do Brasil: o Independente Esporte Clube e novamente o Trem. O Carcará da Vila Maia foi eliminado pelo Amazonas ao perder por 1 a 0. Já a Locomotiva recebeu o Sport Club do Recife e mais uma vez foi goleada por 4 a 0, dando adeus ao torneio diante da própria torcida.
Foto: Félix Alencar
Campanhas decepcionantes na Série D
Na última divisão do Campeonato Brasileiro, os clubes amapaenses acumulam fracassos, derrotas e campanhas insuficientes para passar da fase de grupos.
Impacto no Ranking da CBF
A fórmula de cálculo do ranking da CBF, que leva em conta o desempenho em competições dos últimos cinco anos com pesos progressivamente menores para temporadas mais antigas, penaliza o Amapá, que não possui um histórico de boas campanhas em campanhas de nível nacional.
Ano vigente (n): pontuação x 5
Ano anterior (n-1): pontuação x 4
Ano anterior (n-2): pontuação x 3
Ano anterior (n-3): pontuação x 2
Ano anterior (n-4): pontuação x 1
Com desempenhos modestos na Série D e eliminações precoces na Copa do Brasil, os clubes amapaenses acumularam apenas os pontos mínimos previstos no regulamento, deixando o Amapá em último no ranking da CBF.
Leia mais:
Decisão judicial anula eleição do Oratório por irregularidades no processo eleitoral